Conheça os tipos de bonés masculinos e como escolher!

| | , ,

Considerado um item clássico da moda, o boné masculino é um acessório que sempre esteve presente nas vitrines das lojas. Apesar de alguns modelos entrarem e saírem de moda, o boné se mantém como um item atemporal, mesmo com alterações no design e estilos que são tendências no momento.

Estiloso, útil e prático no dia a dia, o acessório já passou por diversas releituras, o que fez do boné um item comumente utilizado para incrementar looks sem o medo de ousar nas combinações — independentemente do gênero.

Se você deseja mudar o seu visual, o boné pode ser o acessório perfeito para criar looks criativos e despojados. Continue a leitura do post e confira quais são os principais tipos de boné, como escolher os modelos que mais harmonizam com o seu rosto e mais!

Quais são os principais tipos de boné?

Graças a aplicabilidade do boné como acessório de moda, não há dúvidas de que o item está disponível em diversos designs e formatos. Por isso, é comum encontrá-los em modelos que variam na curvatura das abas ou que possuem modelagens diferentes, normalmente caracterizados pela quantidade de painéis. A seguir, veja as principais características dos tipos de boné:

Boné Aba Curva

Clássico dos anos 90, o boné aba curva é um dos modelos mais utilizados até hoje. Seu visual esportivo combina com os mais variados estilos, podendo ser utilizado em looks inspirados nas tendências retrô, estilo rocker e esportivo, principalmente.

modelo com boné verde oliva taco

A aba curvada é uma característica elaborada com o objetivo de dar continuidade às linhas naturais da face, logo, o modelo pode ser utilizado com o objetivo de afinar o formato do rosto.

Boné Snapback

Os bonés snapback são conhecidos pelo fecho plástico com pinos, que facilita a regulagem do tamanho do acessório, permitindo que ele seja usado por pessoas com os mais variados tamanhos de cabeça.

modelo com bone aba curva preto taco

Geralmente, esse modelo apresenta a copa mais funda e arredondada e pode ser confeccionado em opções que possuem tanto aba curva quanto aba reta, o que faz da peça um item democrático — especialmente ao considerar as preferências de estilo de cada pessoa.

Boné Strapback

Com funcionamento semelhante ao do snapback, o boné strapback também conta com fecho adaptável. Porém, o ajuste funciona através de outro mecanismo. Aqui, tiras de tecido ou couro são combinadas a fivelas, assim como os cintos, que oferecem uma regulagem funcional, adaptável aos vários tamanhos e formatos de cabeça. O modelo pode apresentar aba reta ou aba curvada.

modelo com bone aba curva trucker taco

Boné Dad Hat

Esse modelo de boné é uma opção muito fácil de usar. Semelhante aos tradicionais bonés de beisebol, o modelo possui um design minimalista e estrutura confortável, já que é normalmente confeccionado em tecidos flexíveis, que se adaptam à cabeça das pessoas conforme o uso. Apresenta fecho ajustável em fivela e aba semi-curvada.

Boné Trucker

Os bonés trucker da atualidade são inspirados nos modelos tradicionais de bonés utilizados nos anos 80 para a divulgação de marcas que atuavam nos segmentos agrícola e automobilístico.

bone aba curva snapback taco

Dentre as principais características do acessório, estão a parte frontal confeccionada em tecidos firmes, como lona e sarja, atrelada à traseira, feita com uma espécie de tecido vazado, semelhante a uma tela. Isso dá liberdade ao couro cabeludo para transpirar e, consequentemente, não acumular nenhum tipo de umidade.

Boné Panel

Indubitavelmente, o boné panel é uma das opções mais estilosas de bonés disponíveis no mercado. O modelo se tornou um must have entre os acessórios utilizados por skatistas e pessoas que se inspiram no estilo streetwear ou esportivo.

Queridinho das marcas mais alternativas, o boné panel é confeccionado com aba reta e apenas 5 painéis, que atribuem um visual moderno e minimalista ao look simultaneamente.

Boné Fitted

O boné fitted conta com um design semelhante ao trucker, porém, o modelo é confeccionado com 5 painéis, não possui regulagem nem revestimento vazado. Um ponto de destaque desse tipo de boné é o bordado frontal, que costuma ser mais pesado e elaborado do que nos outros tipos.

bone dad hat curvo taco

Quais são os modelos de boné mais usados?

Por ser um acessório clássico da moda atemporal, o boné, que antes era amplamente utilizado por skatistas, foi adaptado e reformulado a ponto de complementar, de forma funcional, os mais variados estilos e tendências de moda. Nesse cenário, as opções mais populares são os modelos trucker e com aba reta.

5 dicas de como escolher o melhor tipo de boné para você

Se você está em dúvidas sobre o tipo de boné ideal para você e para o seu estilo pessoal, confira 5 dicas imperdíveis selecionadas pela TACO para te ajudar a fazer uma escolha mais assertiva possível. Veja a seguir:

1. Atente-se ao formato do seu rosto

Assim como qualquer acessório utilizado próximo ao rosto, existem tipos de bonés que harmonizam perfeitamente os formatos específicos de rosto. Isso porque, a depender da modelagem e do material utilizado na confecção do acessório, é possível valorizar os traços naturais da sua face e, de quebra, deixar seu look muito mais estiloso. Confira abaixo qual modelo é mais indicado para diferentes formatos de rosto:

Triangular

Se você tem o rosto triangular, opte por modelos que se encaixam melhor no formato da sua cabeça, como as opções que possuem abas menores e mais curvadas.

Uma maneira diferenciada de uso e que valoriza muito bem o formato do seu rosto é vestir o boné com a aba direcionada para a parte traseira da cabeça. Isso confere um visual despojado e perfeito para quem ainda não tem o costume de usar essa peça!

Confira: Como montar um look rock feminino em 9 etapas!

Quadrado

O rosto com formato quadrado combina muito bem com bonés que possuem linhas arredondadas. Por isso, modelos com aba curva, como o dad hat, são ótimas opções para equilibrar o rosto. Mas, se você gosta do acessório confeccionado com aba reta, experimente deixá-lo com uma leve curvatura no meio. Dessa forma, o traço fica mais suave!

Redondo

Para quem tem o rosto redondo, uma boa dica é escolher bonés com linhas retas para contrastar. Por isso, o acessório com aba reta é o mais indicado. Além de ser um modelo cheio de estilo, ele alonga o rosto. Logo, quem tem o rosto pequeno tem a garantia de que o acessório irá combinar com seu rosto. Inclusive, se você deseja potencializar a harmonia, use o boné mais alto, sem inclinar a aba em direção ao rosto.

Oval

Para quem tem o rosto oval e comprido, não há muitas restrições na hora de usar o acessório. Mas, se você deseja um visual mais equilibrado, é válido utilizar o boné com a aba para trás. Aproveite para testar modelos diferentes e variar na produção de acordo com as suas preferências no dia a dia.

2. Considere seu estilo pessoal

Apesar de existirem diversos modelos e estilos de boné, um ponto que irá ajudar a escolher um modelo para você é considerar o seu estilo pessoal. Se você é adepto ao estilo streewear, o modelo panel ou com aba curva são ótimas pedidas. Agora, se você tem um estilo esportivo, é recomendado escolher modelos semelhantes ao Dad Hat, preferencialmente com aba curva.

3. Lembre-se do tipo de ajuste do boné

O tipo de ajuste de um boné é um fator que influencia muito a escolha do acessório. Isso porque, a depender do ajuste ou da ausência da funcionalidade, o acessório pode se tornar incômodo no uso, justamente por ficar muito largo ou apertado.

O tipo do fecho também pode ser um grande diferencial durante o uso, já que os fechos plásticos podem acabar soltando e os fechos em fivela pode incomodar com a fricção contínua com o couro cabeludo.

4. Escolha as cores com base em sua coloração pessoal

Quem entende de coloração pessoal sabe que, muitas vezes, a escolha da cor errada pode influenciar significativamente a sua aparência. Por isso, é importante optar por cores que valorizem sua beleza natural, principalmente em termos de contraste pessoal e temperatura.

É aquela história: tem pessoas que ficam mais bonitas com acessórios brancos e outras que combinam mais com a cor off-white!

5. Opte por marcas conhecidas e de qualidade

Um dos principais fatores que influenciam na escolha de um boné perfeito para você é a marca do acessório. Por isso, sempre que estiver em dúvida sobre como escolher um boné, lembre-se de optar por modelos desenvolvidos por marcas que você já conhece e confia, que vão garantir não só a qualidade do acessório, mas a procedência dos materiais utilizados em sua confecção.

Agora que você já sabe como escolher um boné que combine com o seu formato de rosto e as suas preferências de estilo, aproveite para atualizar seus conhecimentos acerca das principais moda athleisure para continuar arrasando na composição de looks confortáveis e cheios de personalidade. Boa leitura e até a próxima!

Anterior

Veja as melhores dicas de combinação de cores de roupas!

Promoção Frete Grátis TACO: tire todas as suas dúvidas!

Próximo

1 comentário em “Conheça os tipos de bonés masculinos e como escolher!”

Deixe um comentário