Veja as melhores dicas de combinação de cores de roupas!

| |

Para quem está habituado a usar looks neutros, adentrar o universo das cores pode ser um grande desafio — principalmente na hora de criar combinações com roupas coloridas e chamativas.

Se você quer saber como mudar o visual e, de quebra, aproveitar as peças coloridas guardadas no seu guarda-roupas, está no post certo! E para te ajudar nesse processo, a TACO preparou 5 dicas imperdíveis de como criar combinações de cores de roupas, teoria das cores e muito mais. Continue a leitura para conferir!

Primeiro, entenda como funciona a teoria das cores!

A teoria das cores surgiu a partir de estudos e experimentos referentes a combinação entre cores, luminosidade, temperatura, saturação e como tudo isso é percebido pelas pessoas. Por isso, entender seu funcionamento é uma prática muito útil para styling e, obviamente, para combinar cores de forma intuitiva. A seguir, confira alguns aspectos cruciais para atrelar a teoria à composição de looks coloridos:

Cores primárias, secundárias e terciárias

Entender sobre as cores primárias, secundárias e terciárias é fundamental para criar looks funcionais e atrativos. Com base nesse conceito, a combinação entre cores se torna mais prática e intuitiva. Confira abaixo quais são elas:

  • Cores primárias: também conhecidas como cores-base, as cores primárias são: vermelho, azul e amarelo;
  • Cores secundárias: resultante da combinação entre as cores primárias, os tons secundários são: verde, laranja e roxo;
  • Cores terciárias: proveniente da combinação entre os tons secundários, as cores terciárias são: vermelho-arroxeado, vermelho-alaranjado, amarelo-alaranjado, amarelo-esverdeado, azul-esverdeado, azul-arroxeado.q

Temperatura das cores

A temperatura das cores se refere a divisão das cores em tons quentes e tons frios. A partir delas, é possível criar looks no estilo básico ou criativo que traduzem a harmonia entre as cores, como a combinação entre cores com temperatura quente, como marrom, laranja e amarelo, ou entre cores frias, como azul, lilás e verde.

modelos com camisetas vermelha e azul

É importante frisar que, dependendo da mistura de tons, algumas cores quentes podem ter um fundo mais frio ou quente. Dentre essas variações, estão o vermelho-arroxeado e o amarelo-esverdeado.

Contraste das cores

O contraste das cores está relacionado a intensidade de luz e sombra nas cores. Mas, quando combinadas, as cores podem apresentar contrastes entre si. Isso pode ser feito tanto a partir de variações de intensidade de uma mesma cor, como azul marinho e azul pastel, ou cores distintas, mas complementares, como verde e vermelho.

Harmonia cromática

A melhor forma de criar harmonia e fazer combinações de cores de roupas consiste em seguir os padrões de cores que compõem o círculo cromático. Com base nele, é possível conferir diferentes tipos de harmonia. Conheça os principais:

  • Harmonia análoga: esse tipo de harmonia ocorre a partir da combinação das cores análogas, ou seja, cores que estão lado a lado no círculo cromático e dependem da combinação entre uma cor primária e duas cores secundárias;
  • Harmonia complementar: a harmonia complementar é resultante da combinação entre cores opostas no círculo cromático. Esse tipo de harmonia é uma das opções mais utilizadas na criação de looks, já que elas geram maior contraste, chamando mais atenção;
  • Harmonia triádica: a harmonia triádica ocorre quando combinamos três cores equidistantes no círculo cromático, sendo uma cor dominante e outras duas cores secundárias, utilizadas para atribuir mais detalhes às composições.

Apesar da harmonia entre as cores ser uma ótima técnica para se guiar na hora de compor looks estilosos e coloridos, que seguem as tendências color block e maximalistas, isso não deve ser um fator limitante, mas uma ferramenta que vai te ajudar a desenvolver uma percepção mais ampla das possibilidades de combinação.

Afinal, quais são as cores que mais combinam?

Seguindo o conceito da teoria das cores, fica muito mais fácil entender quais são as cores que mais combinam entre si, seja em casos de harmonia análoga, complementar, triádica, entre outras.

Nesse contexto, é possível criar diversas combinações diferentes e funcionais. Alguns exemplos são: rosa e azul, roxo e amarelo, azul e amarelo, rosa e laranja, branco e vermelho, preto e branco, verde e marrom, bege e verde, entre outras.

Qual cor de roupa combina com tudo?

Apesar de muitas pessoas seguirem o lema de que as roupas pretas combinam com tudo, isso não passa de um mito! O preto não é uma cor que combina com qualquer outra cor. Na verdade, ele tem potencial para destruir o seu look, principalmente se a escolha das cores não for bem pensada.

Nesse sentido, o branco é uma das cores mais versáteis, que realmente combina com tudo. Em paralelo, o azul também é uma ótima opção, principalmente em looks criados com cores análogas ou complementares.

5 dicas de como combinar as cores das roupas com harmonia e estilo

Quando se trata de styling, a combinação entre as cores faz toda a diferença! Porém, ela deve ser bem elaborada para garantir harmonia visual, seguir tendências de moda e, de quebra, deixar seu look mais estiloso. Confira as dicas da TACO para não errar na hora de combinar peças de diferentes cores!

1. Comece pelas cores análogas para não errar na combinação

Uma das formas mais fáceis de acertar na combinação de cores é seguindo o conceito de harmonia entre tons análogos, já que elas passam a sensação visual de continuidade. Por isso, a percepção das cores se torna mais agradável e natural. Por isso, se você não tem o costume de usar cores em seus looks, pode se jogar nas cores análogas sem medo!

modelos com camisetas da cor rose e amarela

2. Combine cores complementares para looks mais descontraídos

Se você já tem o costume de usar cores em seus looks, chegou o momento de elevar suas composições estabelecendo harmonia através das cores complementares.

Mesmo que, inicialmente, pareça que não vai funcionar, a combinação de cores complementares tem efeito contrastante, o que cria uma percepção visual de intensidade. É por isso que as combinações feitas com cores complementares resultam em looks despojados e criativos.

dois modelos com camisas de cores verde e salmão

3. Destaque uma cor específica com a técnica de ponto focal

A técnica de styling de ponto focal consiste no uso de cores, estampas, texturas e acessórios diferenciados com o objetivo de destacar um ponto específico do seu look. O maior diferencial dessa técnica é que ela valoriza composições mais básicas ou alguns traços do seu biotipo.

Mas, se engana quem acha que essa estratégia só pode ser aplicada em looks básicos, afinal, nada impede que você a combine com outros truques de styling, como no caso das combinações entre cores análogas. Juntas, as duas técnicas podem, inclusive, transformar o seu visual, tornando-o mais descolado e autêntico.

dois modelos com camiseta branca e azul escuro

4. Use peças jeans como se elas fossem cores neutras

As peças de moda jeans são itens essenciais em todo guarda-roupa, afinal, elas são superversateis e confortáveis, além de perfeitas para usar no dia a dia, seja em momentos casuais ou formais.

Muito utilizadas como base para looks, as roupas jeans combinam com basicamente qualquer outra cor e, inclusive, outras peças jeans, como no caso da tendência jeans over jeans, que combina peças jeans que podem até ser parecidas, mas se diferenciam em algum ponto, seja na lavagem da peça ou na intensidade das cores do tecido.

modelo sentado no chão com

5. Não se esqueça das combinações monocromáticas!

Os stylings monocromáticos se assemelham às combinações feitas com cores análogas, porém, nesse caso não existe uma variação de cores, mas da saturação e intensidade de uma mesma cor. Por isso, as combinações monocromáticas proporcionam mais harmonia entre si e segurança àqueles que não têm o hábito de usar roupas coloridas.

Vale destacar que, no caso dos looks monocromáticos, não se trata apenas de peças de roupas, mas também acessórios, como bolsas, clutches, óculos de sol, colares, brincos e diversos outros componentes essenciais para trazer um efeito diferenciado às composições. Além disso, todas as cores são permitidas em uma combinação monocromática. Portanto, use e abuse das suas cores favoritas para se expressar ainda mais!

Se você gostou deste texto, aproveite para conferir mais conteúdos como esse no blog da TACO. Aqui, você encontra guias e matérias supercompletas, que contemplam conteúdos sobre moda, tendências, tipos de estilo, ideias de looks para viagens, shows, festas e diversos outros eventos sociais. Não deixe de conferir!

Anterior

10 Melhores modelos de short jeans para apostar!

Conheça os tipos de bonés masculinos e como escolher!

Próximo

Deixe um comentário