Dia do jeans: a história do tecido atemporal que ganhou o mundo

| |

A calça jeans é uma peça clássica e versátil que nunca sai da moda! Todos nós temos pelo menos uma no guarda-roupa, sejam mulheres, homens, crianças e até os bebês.

Esse sucesso da moda começou em 1873 e, desde então, vem conquistando espaço e sendo utilizado em novas peças. Hoje, conseguimos encontrar blusas, jaquetas, vestidos, saias, chapéus e até botas em jeans! Quem se lembra daquele icônico look all jeans da Britney Spears e do Justin Timberlake?

Com tantas produções atualmente, há também uma grande preocupação dos fabricantes de jeans com a sustentabilidade do meio ambiente. A confecção das roupas em denim está adotando medidas sustentáveis para o bem de todos, sem deixar o estilo de lado.

E por que esses itens merecem um dia só deles? Continue a leitura que vamos te contar tudo!

Qual a história do jeans?

Como a maioria das inspirações da moda, o denim começou na França, precisamente na cidade de Nimes, em 1792. O nome denim vem da abreviação “tecido de Nimes”. Na época, era utilizado por marinheiros que precisavam viajar por longos meses e trabalhadores rurais que necessitavam de roupas resistentes para trabalhar, o tecido era pouco maleável e tingido de marrom.

Começou a se popularizar por ser um item barato e viajou por outros continentes, chegando até os Estados Unidos. Inicialmente, era utilizado por mineiros e funcionários de fábrica, pela resistência do tecido. Nessa época, eram usados exclusivamente por homens. As calças masculinas rasgadas que não eram bem vistas na época, hoje, compõem os looks casuais e modernos.

Em 1871, os talentosos alfaiates Jacob W. Davis e Lévi-Strauss criaram o seu próprio modelo de calça jeans confeccionado em algodão e reforçado com lona e aplicações estratégicas de rebites de cobre. Ainda, contavam com duas cores: marrom e azul. O nome Levi Strauss parece familiar? Ele é o fundador da famosa marca Levi’s!

dois trabalhadores rurais apoiados em um carrinho

Somente em 20 de maio de 1873 foi patenteada a primeira calça jeans, por isso, essa data foi escolhida como o Dia Mundial do Jeans! Esse modelo ficou conhecido como 501.

Com o passar do tempo, os alfaiates foram adaptando e melhorando os modelos, reforçando a costura, alterando o fechamento com zíper ao invés de botões e adicionando bolsos traseiros. A essência desses modelos é utilizada até hoje para trabalhar ou formar looks casuais.

A patente venceu em 1890, terminando, assim, o monopólio da fabricante Levi’s. A partir dessa data, outras fábricas poderiam produzir essa peça tão disputada!

Quando a calça jeans começou a se popularizar?

Durante a Primeira Guerra Mundial, meados de 1910, o macacão jeans da marca Lee foi utilizado pelos trabalhadores da guerra. Nas décadas de 20 e 30, a calça jeans começou a aparecer em Hollywood nos filmes de faroeste, assim, a peça começou a se popularizar e a ser utilizada em looks mais casuais e menos caricatos.

Foi nessa época também que atrizes renomadas começaram a estampar várias campanhas de moda utilizando as calças jeans femininas! Uma das que ajudou a disseminar o jeans feminino em looks casuais foi a incrível Marilyn Monroe.

marilyn monroe vestindo jeans

A partir de 1940, a calça jeans ganhou espaço no mundo da música, tendo o adepto mais importante, o rei do rock, Elvis Presley. Em 1950, mais uma vez Hollywood fez a diferença! Marlon Brando e James Dean ajudaram a popularizar o look calça jeans e jaqueta de couro, associando o visual à juventude e à rebeldia.

O movimento hippie foi um importante propulsor na peça, eles usavam roupas confortáveis e calça jeans boca de sino como símbolo de igualdade de gênero. Além disso, a peça também foi associada a um símbolo de resistência e protestos. Eles protestavam contra a guerra e a favor da classe trabalhadora, dos direitos feministas e da igualdade de gênero. Percebendo o cunho político, Calvin Klein colocou o jeans na passarela, que se tornou uma das grandes referências da moda atual!

Em 1960, a calça jeans foi proibida nas escolas, por ser considerada um símbolo de contracultura, o que a deixou ainda mais popular. Durante as décadas de 70 e 80, a peça ganhou campanhas sensuais, tornando-se, também, uma roupa de cunho sedutor.

Da década de 90 em diante, várias marcas de luxo adotaram o jeans em suas coleções, transformando-a em uma peça para todos os gostos e grupos. No mundo do hip hop, ganhou versões oversized e modernas.

A moda sempre muda conforme as transformações sociais, as tendências e as vivências de cada um. Por isso, a calça jeans passou por vários modelos e formas até voltarmos ao básico! Hoje, existem tipos de calça jeans confortáveis e básicas como retas, skinny, mom e outras.

Quando o jeans chegou ao Brasil?

O brasileiro sempre esteve antenado na moda! Porém, antigamente, demorávamos para adaptar a moda que vinha da Europa. Assim, o primeiro modelo de calça jeans chegou no Brasil em 1948, com a fábrica Roupas AB, confeccionando a forma”rancheira” em brim azul.

imagem de calças em uma revista

Esse primeiro modelo não foi bem aceito, pois tinha um tecido duro e nada confortável. O segundo modelo produzido pelas Alpargatas do Brasil, em 1957, chamado “calça rodeio”, feito em tecido azul-escuro que não encolhia nem desbotava, foi um pouco mais aceito, mas ainda não era tão popular.

O jeans ainda era visto como “roupa para trabalhar” e não era associado a looks rockeiros, casuais ou rebeldes como acontecia nos Estados Unidos. Durante a expansão da marca Lee, ela chegou no Brasil com seu modelo que desbotava. Como eram muito usadas na América do Norte, acabou se popularizando aqui e se tornou sinônimo de calça jeans!

Depois disso, cantores famosos como Wanderléa, Roberto Carlos e Erasmo Carlos começaram a usá-las em suas apresentações e a popularizar ainda mais em terras brasileiras. Somente em 1972 que a Levi’s chegou ao Brasil com a modelagem que os brasileiros aprovaram, justas e confortáveis.

O denim ficou tão popular aqui, que, segundo a revista Forbes, o Brasil está entre os 5 maiores produtores e consumidores de jeans do mundo!

Quais são as principais tendências de calça jeans 2023?

O jeans está sempre nas principais tendências do ano, confira no que apostar:

  • Calça flare ou boca de sino: com modelagem mais moderna e fashionista;
  • Calça cargo: as peças utilitárias estão super em alta;
  • Calça cintura baixa: valorizam e alongam a silhueta;
  • Calça reta: clássica e versátil;
  • Calça cropped: perfeitas para deixar os tornozelos e os pés à mostra.

modelo usando calça jeans straight

Além das calças, existem outras peças em tecido denim, como saia midi, jaqueta oversized e bermudas que também estão entre as principais tendências de 2023. São peças para todos os gostos, sejam femininos ou masculinos, e podem ser usadas nos climas quentes e frios. Não é à toa que o jeans tem um dia só dele, não é? Ele sobreviveu há décadas e passou por vários estilos, grupos e usos.

O jeans é uma peça democrática e versátil, possui preços para todos os bolsos, modelagens variadas desde básicas, retas, justas, over, pantalonas, criativas entre outras, servindo para todos os estilos.

Continue acompanhando as tendências e veja nossa seleção de 5 looks com calça flare, aproveite que ela está na moda e use agora mesmo!

Anterior

Looks monocromáticos femininos: 6 ideias para se inspirar e arrasar

7 Looks de inverno com calça jeans: saiba como variar com essa peça!

Próximo

Deixe um comentário