Moda sustentável: conheça tudo sobre o eco fashion!

| |

8 Minutos de Leitura

A moda sustentável é um assunto que está bastante em alta atualmente, mas você sabe o que realmente é e quais são os seus impactos na natureza, hábitos de consumo e tendências da moda?

No conteúdo de hoje, você entenderá tudo sobre o assunto, como seu contexto histórico e como se aplica hoje em dia — não apenas na escolha das peças, mas nas formas de se vestir. Acompanhe a TACO em mais um conteúdo completo sobre moda e fique por dentro das últimas tendências! Boa leitura!

O que é moda sustentável?

A moda sustentável é um movimento que tem crescido cada vez mais no universo fashion, e consiste em utilizar roupas e acessórios que passam por processos de fabricação menos agressivos ao meio ambiente, utilizando matérias-primas naturais e retornáveis.

Muito mais do que uma tendência da moda, a sustentabilidade é uma mudança de hábitos do público, que valoriza mais os recursos naturais e explora a moda de outra forma, não apenas seguindo as tendências do fast fashion.

Muitas marcas encontram desafios em adotar o estilo sustentável em seus processos de confecção, pois a sustentabilidade na fabricação de roupas tem inúmeros pilares, como a redução do uso de matérias, reutilização e reciclagem, menos desperdícios e descarte de tecidos e reciclagem.

Todo esse cuidado deve ser tido desde a seleção das matérias-primas à entrega dos produtos nos pontos de vendas, tornando o processo de ser sustentável muito mais complexo do que as formas de produção habituais.

Como surgiu o conceito de moda sustentável?

A moda sustentável começou a ganhar força nos anos 90, quando a indústria do fast fashion ganhou muita força em todo o mundo.

Com a alta produção e disponibilidade de produtos no mercado, começou a ser notável o impacto que as fábricas têxteis estavam gerando ao meio ambiente, causando mudanças climáticas e alterações na flora, resultando no levantamento da bandeira de sustentabilidade em diversos locais do mundo.

Qual é a diferença entre a moda sustentável e o fast fashion?

A principal diferença entre a moda sustentável e a fast fashion está na qualidade dos tecidos utilizados. A moda sustentável preza pela melhor escolha da matéria-prima e um processo de fabricação que considera a qualidade e alta costura de todos os produtos, enquanto a fast fashion acaba colocando no mercado produtos não duráveis e de qualidade inferior.

Outra diferença é o preço, sendo que o produtos sustentáveis podem ser mais caros, porém tem mais valores agregados e maior durabilidade.

O que significa fast fashion?

O termo “fast fashion” significa “moda rápida” e faz referência aos processos de produção que envolvem mais tecnologias e velocidade na confecção de roupas, tornando a mão de obra mais barata, reduzindo os custos de produção e atendendo às tendências do mercado que são temporárias e mudam rapidamente.

Qual a diferença entre moda sustentável e moda consciente?

Moda sustentável faz referência aos processos de fabricação, prezando por produtos de alta qualidade e com procedência que não agridem o meio ambiente. Ela abrange a seleção de matéria-prima, o modo de fabricação, o descarte de materiais, a embalagem e a distribuição no mercado.

A moda consciente é relativa aos hábitos de consumo de cada um. Nela, cada consumidor tem sua individualidade e manifesta ela em suas compras, na escolha das marcas adquiridas, na quantidade comprada, no descarte de roupas antigas e até mesmo na escolha das peças compradas, sempre optando por roupas confeccionadas com materiais mais duráveis.

É comum, na moda consciente, as roupas que não servem ou ficam antigas serem doadas ou vendidas em brechós, nunca descartando as peças.

Leia também: 7 peças curingas para investir no guarda-roupa masculino.

Como fazer a moda sustentável? 10 dicas práticas

Você pode adotar a moda sustentável em pequenas ações do seu dia a dia, sempre pensando nos benefícios que você irá levar para o Planeta e para a sociedade. Afinal, a sustentabilidade na moda é algo que não tange apenas a sua individualidade, mas é algo que reflete no meio ambiental e social. Saiba como fazer moda sustentável:

1. Opte por comprar de marcas com viés sustentável

Sabe aquela loja que toda semana muda sua vitrine? Ela provavelmente não segue um perfil sustentável e se apoia apenas no fast fashion. Escolha comprar de lojas e marcas que trabalham com peças do movimento de moda atemporal. Pois, com total certeza, essas marcas e lojas evitam o descarte ou saldão de peças que incentivam o consumo desenfreado.

2. Venda ou troque suas roupas em brechós

Em brechós você encontra desde roupas mais simples às mais trabalhadas, então, aproveite a versatilidade das lojas de roupas usadas e venda para elas as peças que você não usa mais.

3. Dê atenção à lavagem das roupas

Ser sustentável não é apenas comprar produtos. Seus hábitos de cuidados das suas roupas devem ser avaliados também. Gastar excesso de água para poucas roupas, descartar produtos químicos na natureza e ainda não aproveitar toda a capacidade da sua máquina de lavar roupas são ações nada sustentáveis.

4. Organize seu closet

Ao organizar seu closet você muito provavelmente irá se deparar com roupas que não usa faz um tempo, para isso, faça uma análise do seu guarda-roupa: tem alguma peça com mais de 1 ano sem usar? Estas serão candidatadas ao brechó ou a uma doação.

5. Valorize marcas nacionais

Com a ascensão do fast fashion, muitas marcas da China e Índia estão sendo fortemente comercializadas, seja em lojas físicas ou até mesmo em sites. Além de muitas roupas possuírem uma qualidade duvidosa, você acaba por desvalorizar o produto de produção nacional.

Muitas marcas brasileiras possuem uma cadeia produtiva e de distribuição mais sustentáveis, que seguem a legislação de proteção ao meio ambiente.

6. Escolha roupas duráveis

Um hábito de moda ecológica e sustentável é escolher roupas que possuam maior qualidade e, consequentemente, sejam mais duráveis, evitando o descarte incorreto de tecidos. Este é um meio de você ter um guarda-roupa mais compacto e versátil.

7. Opte por tecidos que tenham algodão em sua composição

As roupas feitas com algodão geram menos impacto ambiental em todo o seu processo de produção e seu tecido pode ser reciclado. Existem diversos tipos de jeans, jaquetas, blusas e calçados que você consegue conferir em sua etiqueta o percentual de algodão, podendo assim fazer uma compra mais sustentável.

8. Compre roupas com tecido reciclado

O tecido reciclado possui qualidade tão boa quanto os outros e, neles, você encontra alta durabilidade e resistência. As malhas recicladas são geradas a partir de restos de outras malhas, separadas por cores e posteriormente trituradas para então passar por um novo processo de fabricação que gera um novo fio.

Os tecidos reciclados geralmente possuem tons de mescla, e são tão macios e confortáveis quanto os outros tipos de tecidos.

9. Conheça a origem das suas roupas

É tão normal comprar roupas sem pesquisar quais são as diretrizes de produção da marca, não é mesmo? O consumo por prazer está tão inserido em nossos hábitos que nem pensamos sobre o assunto, e ser sustentável é muito mais do que levantar a bandeira: é conhecer, aprender e estudar os produtos que você consome diariamente.

Pois só assim você saberá quais marcas protegem o meio ambiente e cuidam da humanidade e quais são verdadeiras fast fashions.

10. Adquira peças que combinem entre si

Antes de comprar, avalie quantas combinações são possíveis fazer com a roupa nova, caso sejam muitas, pode ter certeza de que além de sua compra valer a pena, não será mais uma peça que poderá ir ao descarte no futuro. Para isso, saiba como montar um armário capsula e aproveitar todas as suas peças.

Escolher peças que combinem fará você ter muito mais satisfação após a sua compra, pois poderá usar ela em diversas ocasiões!

Sustentabilidade é muito mais do que moda

Como pudemos ver, a sustentabilidade influencia em uma cadeia de fatores que podem auxiliar você a ter hábitos de consumo mais saudável como também a ajudar a preservar a vida e o meio ambiente. Ao aderir aos hábitos sustentáveis e à moda consciente, é natural que você leve isso para as pessoas mais próximas de você.

Agora que você sabe mais sobre o que é moda sustentável e como aplicar ela em seus hábitos de consumo, comece olhando seu guarda-roupa com outros olhos e refletindo sobre as suas intenções de compras, afinal, nada é descartável e tudo vai para a natureza.

Esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo! E caso tenha interesse em conhecer mais sobre moda, continue a sua leitura em nosso blog e venha dar uma olhada no post em que falamos sobre a moda geração z e as tendências entre os jovens.

Até mais!

Avalie este post
Anterior

Estilo esportivo: o que é, características e como usá-lo!

Como usar moletom masculino com estilo? Aprenda com a TACO

Próximo

Deixe um comentário