Escolher a meia certa para você não se trata apenas de comprar a primeira meia que encontrar pela frente. Na verdade, as meias fazem toda a diferença no look que você usa, na ocasião que você atende, no conforto que você sente e até mesmo nas atividades do seu dia a dia.
Por isso, quem se preocupa com a moda como forma de expressão e estilo deve se atentar aos detalhes que distinguem cada tipo de meia. Do tecido ao comprimento, a peça impacta diretamente o seu bem-estar físico e estético, seja em eventos formais, casuais ou no trabalho.
Quer saber sobre os tipos de meia, como escolher as suas e como usar em looks que traduzem seu estilo pessoal? Então, continue com a TACO e tire todas as suas dúvidas sobre esse acessório clássico que não pode faltar no seu guarda-roupa!
Quais são os tipos de meia: conheça 7 modelos clássicos
Não é surpresa para ninguém que existem vários tipos de meias por aí: basta entrar em uma loja de roupas que você irá perceber que cada uma delas é única — são modelos que vão do discreto ao ousado e que trazem um toque de personalidade aos mais distintos visuais. Conheça os tipos mais comuns:
1. Meia invisível
Discreta e minimalista, a meia invisível é aquela que se mantém dentro do calçado, sem aparecer no dorso do pé ou na canela. Geralmente, esse tipo de meia é indicado para usar com calçados fechados, mas que deixam a parte superior dos pés à mostra, como o oxford, o mocassim, o slip-on e o salto alto.
2. Meia sapatilha
Como o próprio nome já diz, a meia sapatilha é o tipo ideal para usar com sapatilha — mas é claro que ela pode ser utilizada em outros tipos de calçados, como um mary jane mais fechado ou um mocassim bem delicado. Esse tipo de meia é semelhante ao modelo invisível e, de certa forma, cumpre o mesmo propósito, mas tem a modelagem clássica dos tipos de meias femininas, que são menores e cobrem apenas a superfície dos dedos e parte do calcanhar.
3. Meia social
Sabe aquela que todo vovô usa? Ela leva o nome de meia social, e, na verdade, não está restrita a esse público. A meia social é social, ou seja, ela é indicada para atender a eventos formais e combinar com calçados sociais, como os oxfords, loafers, docksides, brogues e derbys. Pode ter cano curto, médio ou longo, que é o tamanho mais comum.
4. Meia cano baixo
Esse é o tipo mais clássico de meia: ela cobre todo o peito e dorso do pé, seguindo até a canela, mas sem ultrapassar o tornozelo. Superdemocrática, ela pode ser usada com praticamente qualquer tipo de tênis ou look, desde que sejam casuais ou esportivos.
5. Meia-calça
A meia-calça é um modelo muito utilizado no inverno, principalmente por mulheres. Seu principal objetivo é aquecer e proteger as pernas em dias mais frios, dando maior liberdade na composição do visual, já que ela cobre as pernas em looks com saias, vestidos e shorts. Esse tipo de meia pode ser encontrado em diversas cores, texturas e fios, indo do número 7 ao 150 — no caso das opções mais grossas.
6. Meia cano médio
A meia cano médio segue a mesma base do modelo com cano curto, mas a principal diferença está no seu comprimento, que ultrapassa o tornozelo. Atualmente, o modelo está entre os mais utilizados por pessoas de todos os gêneros e, inclusive, aquelas que valorizam a versatilidade nos looks, já que combina com estilos casuais, esportivos e até com uma vibe mais tradicional.
7. Meia cano alto
Para fechar o trio de meias identificadas a partir do seu comprimento, a meia cano alto é um tipo que cobre a panturrilha ou ao menos metade dela. Geralmente, elas são utilizadas durante atividades físicas e combinam muito bem com tênis esportivos, sejam modelos de corrida, academia ou futsal. É possível encontrá-las em versões femininas, mas esse é um tipo de meia masculina clássico.
Além dos tipos de meia listados, existem também os modelos soquete, antiderrapantes, arrastão, de compressão e, claro, os esportivos, que são peças coringas no vestuário athleisure.
Como escolher uma boa meia?
O primeiro passo para escolher uma boa meia é saber o modelo que você procura. A partir daí, existem outros pontos que devem ser levados em consideração antes de finalizar a compra, como:
- Tecido: característica que influencia diretamente o conforto e a respirabilidade dos pés. Enquanto as meias de algodão são populares por sua maciez, as de poliéster ou de bambu oferecem maior durabilidade e controle de umidade;
- Finalidade: cada tipo de meia tem uma finalidade específica. No dia a dia, meias mais casuais garantem conforto e estilo simultaneamente, mas se a intenção é praticar atividades físicas, opte pelas esportivas, que oferecem suporte extra;
- Comprimento: o comprimento é um aspecto que muda conforme a necessidade e o look. Meias curtas são indicadas para composições e ocasiões casuais, enquanto meias longas são ideais para exercícios e dias mais frios;
- Estampas: são detalhes que trazem um toque extra de personalidade ao visual, adicionando elementos mais divertidos e ousados ao look;
- Cores: a escolha da cor da meia deve ser pensada para complementar o restante do look. Nesse caso, tons neutros, como preto, branco e cinza, são escolhas mais seguras, já as cores vibrantes criam um contraste interessante e diferenciado.
É válido destacar que, apesar de existirem meias feitas com tecidos 100% ecológicos, as meias feitas a partir da combinação entre diferentes tipos de fibras são as mais comuns — e não é à toa: elas são mais maleáveis, duráveis e ainda reduzem o atrito das fibras com a pele, prevenindo assaduras e fissuras.
Como combinar a meia com o look?
Em um look, a harmonia entre as meias e o restante da composição é uma característica que pode elevar seu visual para outro nível, adicionando sofisticação, casualidade e estilo na medida perfeita para você. Por isso, a TACO trouxe algumas dicas que vão te ajudar a combinar meias com o seu look respeitando suas preferências e estilo pessoal. Veja a seguir:
Intencionalidade
A intencionalidade é um ponto fundamental em qualquer look, independentemente da escolha das meias. Mas pensando especificamente nelas, é importante entender qual é a sua intenção com a escolha dos pares, afinal, ao mesmo tempo que você pode buscar por um look discreto, é possível escolher criar algo mais complexo e criativo, com cores e estampas nada óbvias.
Tipo de calçado
Uma das características que mais influenciam a escolha das meias é justamente o tipo de calçado que você vai usar. Se a intenção é usar sapatos sociais, meias finas e compridas são a escolha ideal. Agora, no caso tênis, botas e demais calçados casuais, meias médias e mais grossas são as mais indicadas, já que garantem conforto e proteção durante as atividades do dia.
Formalidade
O nível de formalidade do seu look também é um ponto que vai te ajudar na hora de escolher seu novo par de meias. Em ocasiões formais, como o trabalho ou eventos sociais, dê preferência a meias discretas e lisas, em tons que complementem seu traje esporte fino. Já nos ambientes informais, você pode se permitir ousar mais nas cores e estampas, dando um toque de diversão à composição.
Estação do ano
Outro ponto que merece sua atenção é a estação do ano. No inverno, em que os dias são mais frios, meias grossas e longas ajudam a manter os pés aquecidos, enquanto no verão, as versões mais finas e curtas evitam que você transpire ou passe muito calor.
Estilo do look
Por último, mas não menos importante, o estilo do seu look definitivamente vai te ajudar a encontrar a meia perfeita. Se você tem um estilo clássico, meias lisas e neutras funcionam perfeitamente. Já para quem gosta de um visual mais criativo e descolado, o uso de cores intensas e estampas é muito bem-vindo.
Por falar em estilo, que tal continuar no blog da TACO e conferir conteúdos exclusivos sobre moda, tendências, styling e diversos outros temas envolvidos nesse universo? Aproveite e confira agora mesmo quais são os 7 estilos universais e como descobrir o seu!
A TACO é sua referência n.º1 em moda básica e descomplicada. Desde 1985, nossa missão é democratizar a forma de se vestir com uma visão especialista em jeans e em peças que se encaixam em cada momento da rotina. Por meio do blog, trazemos sempre as melhores dicas de looks masculinos e femininos, tendências e inovações para se destacar. Aqui, te mostramos que a moda é feita para todo mundo, todo dia!