Tecidos Ecológicos Para Seguir A Moda Sustentável!

| |

5 Minutos de Leitura

A sustentabilidade está em alta e é por um bom motivo: adotar hábitos mais ecologicamente corretos trazem inúmeros impactos positivos – a curto, médio e longo prazo – ao meio ambiente e, consequentemente, às nossas vidas. Cada vez mais vemos alternativas ecológicas sendo criadas para diversos produtos que consumimos — e as roupas entram nessa onda, é claro.

Uma das saídas da indústria da moda para ser mais sustentável e nos fazer repensar a forma que consumimos é confeccioná-las com tecidos ecológicos: materiais fabricados sem agredir o meio ambiente. Mas você sabe quais são esses tecidos e os benefícios de utilizá-los?

Não se preocupe se a sua resposta para esta pergunta foi “não”! Estamos aqui para te ajudar a conhecer um pouco mais sobre eles e apresentar uma opção super versátil.

Preparado para descobrir um jeito mais consciente de se vestir com muito estilo? Continue a leitura deste post!

O que é um tecido ecológico?

Como o próprio nome sugere, os tecidos ecológicos são mais gentis com o meio ambiente. Eles são alternativas ao algodão comum, plantado com agrotóxicos, e aos materiais sintéticos – como poliéster e nylon – que precisam da queima de combustíveis fósseis para serem feitos, soltam partículas de plástico quando lavados e não são recicláveis em sua maioria.

Esse material ecológico é caracterizado pela alta duração e baixo impacto ambiental desde seu processo de fabricação até seu descarte e reaproveitamento. É muito comum os termos “ecológico” e “biodegradável” serem confundidos quando falamos de material têxtil sustentável, mas eles não são a mesma coisa:

  • Tecidos ecológicos: feitos para durar e com impacto reduzido ou nulo ao planeta em sua fabricação — seja pelo uso reduzido de água, material reciclado e afins;
  • Tecidos biodegradáveis: são feitos para se decompor rapidamente e de forma orgânica quando não são mais utilizados, tornando o descarte menos poluente.

Ambos são sustentáveis, a única diferença é que tecido biodegradável é ecológico, mas o vice-versa não ocorre. O uso desses materiais vem aumentando cada vez mais, em paralelo ao crescimento de marcas que seguem completamente a moda sustentável ou criam coleções nesta linha.

Quais os benefícios de usar tecidos ecológicos?

Por serem produzidos de maneira muito mais alinhada com o bem-estar da natureza, o uso dos tecidos ecológicos resultam em inúmeros benefícios para todos nós. Os principais são:

  • Aumento da qualidade de vida no planeta – tanto para quem já está aqui quanto para as gerações futuras de todas as espécies;
  • Roupas duráveis — o movimento sustentável luta contra o consumismo, por isso, as peças em material têxtil ecológico não rasgam ou estragam facilmente no uso e lavagem;
  • Maior chance de reaproveitamento das peças, feitas em material orgânico, biodegradável e/ou 100% reciclável;
  • Baixo gasto de água durante a fabricação de boa parte deles;
  • Preservação da água dos oceanos e rios – não só pelo pouco consumo, mas também pelo uso de técnicas de tingimentos naturais que não liberam toxinas nas águas;
  • Valorização da produção local, já que uma característica da produção ecológica é preferir produtores regionais para reduzir a pegada de carbono no transporte de matérias-primas;
  • Estímulo à moda circular, com itens que não levam centenas de anos para se decompor e respeitam o ciclo renovável do ecossistema;
  • Melhores condições de trabalho para quem produz, que não precisam estar em contato com materiais tóxicos.

Onde posso usar tecidos ecológicos?

Como vimos, os tecidos ecológicos vêm de diferentes matérias-primas e formas de fabricação, além de contarem com texturas diversas que se assemelham aos tecidos convencionais.

Toda a sustentabilidade presente nesses materiais têxteis pode ser aproveitada em:

  • Roupas — normais e íntimas;
  • Calçados — principalmente tênis e alpargatas;
  • Acessórios — bolsas, mochilas, carteiras e braceletes;
  • Roupas de cama, capas de almofadas e cortinas;
  • Revestimento de poltronas, sofás e estofados de cadeiras.

Com tantas aplicações diferentes, fica impossível não querer aderir ao uso dos tecidos ecológicos e contribuir para um mundo mais sustentável.

Qual tecido é ecológico?

Bom, já deu para perceber que usar esses tecidos trazem uma infinidade de benefícios para nós e para o meio ambiente, certo?Então, por que não começar a usá-los também e aderir a essa moda consciente? Existe um tipo específico de tecido sustentável que pode ser usado no dia a dia de diversas maneiras: o jeans ecológico!

calça jeans ecológico TACO

O material têxtil mais democrático do mundo da moda ganhou espaço no mundo da sustentabilidade com uma alternativa que usa muito menos água, energia e produtos químicos em sua fabricação. Isso é possível graças ao processo de tingimento natural, livre de corantes artificiais nocivos para o ecossistema, além do reaproveitamento da água usada em sua lavagem.

E assim como a opção convencional do jeans, a sua versão eco friendly é super versátil e atemporal, possibilitando diversas combinações de looks casuais e até trajes para eventos especiais. Opções são o que não faltam para você estar na moda de forma consciente!

Outra maneira de contribuir com a sustentabilidade é reduzindo o nosso consumo com peças em nosso guarda-roupa que sejam fáceis de combinar entre si — como em um armário cápsula. Falamos sobre ele em um post completo aqui no blog, aproveite para conferir e conhecer mais sobre o assunto!

Continue nos acompanhando para ficar por dentro das melhores tendências do mundo da moda. Até a próxima!

Avalie este post
Anterior

Os 7 estilos universais: descubra qual é o seu!

Estilo rock masculino: saiba como é e como adotá-lo!

Próximo

Deixe um comentário