Roupa para entrevista de emprego: dicas para homem moderno

| |

Você está preparado para surpreender na entrevista de trabalho? Sendo um dos momentos mais importantes para quem está em busca de uma oportunidade, os momentos antes de uma entrevista pedem por alguns cuidados para garantir uma boa impressão. Por isso, confira algumas dicas essenciais de roupas para entrevista de emprego para o homem moderno.

Homem em pé utilizando camiseta preta e calça jeans escura

Quais roupas são adequadas para entrevista de emprego?

Escolher as roupas adequadas para a entrevista demanda mais aspectos do que apenas o visual atraente e bem posto, como estar alinhado com o tipo da empresa à qual você está se candidatando.

Atualmente, a maioria dos ambientes corporativos já não exige uma extrema formalidade quanto ao estilo de roupa que os funcionários devem usar, porém, ainda assim, pedem que as pessoas não extrapolem na liberdade e lembrem que estão em um espaço profissional.

Por isso, o estilo mais comum para usar nessas ocasiões é o básico, ou seja: t-shirt, calça jeans e tênis. O que está em xeque nessa hora é o seu conhecimento, no entanto, as roupas adequadas ainda valem muito.

Mas não pense que você usará a mesma blusa e calça que usa para o dia a dia, ou para a balada com os amigos, nada disso! As peças devem estar bem apresentadas e serem, preferencialmente, escuras e mais básicas – mas sem deixar de marcar a sua personalidade.

Além disso, você não está fadado somente a esse tipo de combinação, pois ainda existem variações de looks básicos que são apropriados para esse momento tão importante na sua carreira. Confira mais opções a seguir:

Combinações de roupas para entrevista de emprego

A combinação mais comum para esse tipo de ocasião, como mencionamos, é t-shirt de cor neutra (preta, branca ou azul escuro) e calça jeans com modelagem reta. Além disso, os tênis básicos são o toque final para um visual adequado e confortável.

Se você gosta de usar vários acessórios, opte por utilizar apenas alguns para não sobrecarregar o visual. Na hora da entrevista, você precisa chamar atenção pelos motivos certos, então o excesso de colares e pulseiras podem ser fatores negativos.

Outra combinação interessante para entrevista de emprego é usar camisa social com calça jeans ou calça de tecido. Sendo mais formal do que a camiseta com cor neutra, a camisa eleva ainda mais o nível de sofisticação e pode ser usada para entrevistas em empresas formais, como de contabilidade, administração, entre outras.

Dica: antes de se vestir para a entrevista, confira as redes sociais da empresa para ver o tipo de roupa que as pessoas que trabalham no local geralmente usam. Se a maioria usa camiseta branca e calça jeans, vale a pena optar por essa combinação.

Homem utilizando camisa social azul

Como mandar bem na entrevista

Agora que o look está ok, que tal conferir algumas dicas valiosas de como impressionar na entrevista de emprego? Além do visual, a postura e comportamento também fazem toda a diferença.

Esse é o momento de você mostrar o seu valor e o quanto a vaga combina com o seu perfil. Por isso, lembre-se de expressar entusiasmo na hora de conversar com os recrutadores para que eles saibam que você tem muita vontade de entrar na empresa.

Outra dica super importante é mostrar confiança. Olhar para baixo ou não olhar nos olhos de quem está falando com você é sinal de insegurança, por isso, mantenha-se firme e olhe diretamente para quem está na sua frente. E tem mais:

Saiba qual é o momento certo de falar, às vezes, o recrutador quer saber mais de você e não o que você fez durante a sua faculdade. Esteja aberto para ouvir o que a pessoa está dizendo e responda àquilo que lhe foi perguntado.

Homem utilizando roupa clara

Fui chamado para trabalhar: o que devo vestir?

Parabéns! Se você mandou muito bem na entrevista e foi contratado para a vaga, deve comemorar essa vitória, mas, além disso, se preparar para os novos desafios do dia a dia e continuar demonstrando, assim como na entrevista, que você é a melhor pessoa para o cargo.

Por isso, na dúvida sobre o que vestir no ambiente de trabalho, saiba que, mais importante do que o estilo, é o seu conforto. Isso porque você passará horas no mesmo ambiente e precisará ter foco e eficiência, e nada mais apropriado do que roupas leves e confortáveis.

Uma sugestão que vale super a pena é usar t-shirts de algodão e calça com modelagem slim. Nos pés, opte por calçados básicos e confortáveis, como os tênis de camurça que, além de estilosos, são apropriados para ambientes corporativos.

Se a empresa que você foi contratado dá mais liberdade quanto à vestimenta, você pode optar por camisas sociais com estampa florida na sexta-feira casual. Estilosas e com personalidade marcante, essas peças também são garantia de um look elegante e sofisticado.

Caso você tenha dúvida quanto à melhor maneira de compor peças floridas no seu visual, tanto no ambiente de trabalho quanto no dia a dia, confira nosso post sobre como usar estampa floral masculina!

Homem sentado utilizando camisa e calça jeans

Gostou deste post? Espero que tenhamos te ajudado a impressionar na entrevista de emprego e conquistar o tão desejado trabalho. Aproveite também para compartilhar esse conteúdo com outras pessoas que, assim como você, estão em busca de dar um up na carreira.

Anterior

5 dicas de como lavar roupa preta: guia prático da TACO

Como usar camisa polo feminina: dicas atuais!

Próximo

Deixe um comentário