Se você é antenado nas redes sociais, com certeza já se deparou influencers, principalmente os da geração Z, postando fotos e vídeos de looks super básicos e sofisticados com a descrição “Old Money Aesthetic“, certo? Mas você conhece toda a história por trás desse conceito?
Assim como muito do que é feito no TikTok e Instagram, esse estilo começou apenas como um tributo a uma estética que fez sucesso em meados do século XX, mas acabou se tornando uma das tendências mais buscadas da atualidade, conquistando homens e mulheres que buscam trazer mais atemporalidade às suas produções.
Para te deixar por dentro de tudo sobre esse movimento, nós do blog TACO preparamos este post completo sobre o estilo Old Money, onde vamos explorar seu surgimento, suas características e vamos dar 3 dicas práticas de como implementar ele no seu visual. Acompanhe a leitura!
O que é o estilo Old Money?
Traduzido literalmente como “estética do dinheiro velho/antigo”, o Old Money Aesthetic é uma tendência de moda que faz referência ao estilo dos nascidos herdeiros de famílias burguesas, que vivem uma vida luxuosa a base de fortunas acumulada há gerações — daí vem o nome da estética.
A ideia aqui é justamente vestir looks que transmitem um ar natural de riqueza e, para isso, essa tendência prioriza qualidade nas peças, modelagens bem estruturadas que dão um ar de “polido” ao visual e paletas de cores suaves que se harmonizam facilmente.
Outra origem desse movimento é o estilo dos esportes de elite, como golfe, hipismo e vela, que unem elementos da moda esportiva de forma sofisticada, permitindo que eles transitem naturalmente do fitness ao casual. Uma boa referência disso é a princesa Diana, que fazia até mesmo uma simples bermuda tipo biker com moletom e tênis casual parecerem sofisticados.
Unindo essas duas inspirações, que atingiram seu ápice entre 1950 e 1960, o resultado é uma estética clean, básica e chic que flerta muito com a moda atemporal. E é justamente aí que mora o seu sucesso atual, já que as pessoas estão cada vez mais em busca de produções com essa identidade descomplicada e fácil de combinar.
Além disso, é claro que as redes sociais, principalmente o TikTok, também tiveram um papel super importante no retorno dessa estética aos holofotes, estimulando a geração mais jovem e reinventando-a de forma moderna, sem deixar sua essência clássica de lado.
Quais as características do Old Money Aesthetic?
Assim como todas as tendências de moda, existem alguns elementos bem específicos que caracterizam o estilo Old Money e o tornam único. Confira os principais:
- paleta de cores neutras, claras e tons pastel — tonalidades mais sóbrias ou vibrantes são raramente vistas;
- look naturalmente sofisticado e clean, composto por combinações minimalistas e peças vintage;
- modelagens retas e estruturadas que dão a impressão de serem feitas sob medida;
- tecidos de qualidade e alta durabilidade, normalmente mais nobres, como 100% algodão, denim, linho, seda e cetim;
- discrição acima da ostentação, evitando peças com logos de marca aparentes e deixando a riqueza subentendida no visual;
- camisas, calças, blazers e demais peças que sigam a linha de alfaiataria;
- blusas, casacos, suéteres e cardigans de lã — quando não estão propriamente vestidas, elas são normalmente colocadas sobre os ombros;
- roupas do tipo esporte fino, como camisas polo masculinas e femininas;
- sapatos sociais, como mocassins, mules, oxfords e scarpins de bico fino, além de tênis casuais e esportivos monocromáticos;
- acessórios clássicos: bolsas shopper ou tiracolo, brincos de pérola, relógios analógicos de pulso, colares minimalistas, broches, lenços acetinados, bonés básicos de aba curva e óculos de sol vintage.
Como se vestir no estilo Old Money?
Trazer o Old Money para suas produções é super fácil, pois a ideia central dessa estética é manter tudo bem simples e minimalista. Para te ajudar nessa missão, preparamos 3 dicas práticas de inspiração:
1. Vista modelagens clássicas e estruturadas
Um dos grandes truques para fazer o Old Money dar certo no visual é escolher peças que pareçam ser feitas sob medida para o seu corpo. E se essa é a ideia, não há nada melhor do que as roupas de modelagens clássicas, tipo alfaiataria, para exercer esse papel, não é mesmo?
Aqui, você pode apostar sem medo em camisas, blazers, vestidos mais acinturados, calças de tecido com caimento reto e cores neutras, dentre outras. As calças chino são ótimas opções para investir, pois trazem essa sofisticação e estrutura em tecidos leves que podem ser usadas em qualquer ocasião, do trabalho ao lazer.
2. Invista em um bom par de jeans
Apesar das peças de alfaiataria serem o carro-chefe do Old Money Aesthetic, esse estilo também aceita muito bem outras peças clássicas do mundo da moda, como o bom e velho jeans. O segredo para fazer ele funcionar nessa estética sofisticada é priorizar a qualidade do tecido e optar pela modelagem reta, que dá um ar mais estruturado ao visual.
Além de ser uma ótima forma de seguir esse estilo, investir em um bom par de jeans também pode ser uma forma de apostar na sustentabilidade, já que ele é altamente durável e existem até mesmo versões eco-friendly dele. Falamos um pouco mais sobre isso em nosso post sobre tecidos ecológicos para seguir a moda sustentável, aproveite para ler e fique por dentro!
3. Harmonize as paletas de cores
Saber fazer combinações de cores é outro ponto crucial na hora de montar looks com o estilo Old Money, já que ele também pede mais harmonia no visual. Para trazer todo esse equilíbrio, o segredo é optar por tonalidades atemporais e claras, como bege, branco e tons pastel, já que eles são fáceis de combinar entre si e passam uma sensação visual muito agradável.
Agora que você sabe de tudo sobre o Old Money Aesthetic, é só escolher elementos que sigam as características dessa tendência, seguir nossas dicas e criar os looks que vão fazer você se sentir como verdadeira parte da elite.
Aliás, você pode pegar carona na pegada atemporal e minimalista desse estilo para investir em um guarda-roupa pequeno, descomplicado e cheio de peças curinga, conhecido como armário cápsula, do qual falamos um pouco mais aqui no blog. Aproveite para ler o conteúdo e continue aprendendo como ter um estilo ainda mais prático e naturalmente sofisticado.
Até a próxima!
A TACO é sua referência n.º1 em moda básica e descomplicada. Desde 1985, nossa missão é democratizar a forma de se vestir com uma visão especialista em jeans e em peças que se encaixam em cada momento da rotina. Por meio do blog, trazemos sempre as melhores dicas de looks masculinos e femininos, tendências e inovações para se destacar. Aqui, te mostramos que a moda é feita para todo mundo, todo dia!