5 dicas de como lavar roupa preta: guia prático da TACO

| |

A qualidade e durabilidade das peças pretas dependem tanto dos tecidos usados em sua confecção quanto dos seus cuidados com a peça durante o dia a dia. Por isso, saber como lavar roupas pretas é muito importante para garantir que elas tenham suas características de fábrica durante meses.

Então, se você deseja ter roupas pretas, desde as t-shirts básicas, camisas, até calças e bermudas com boa aparência por muito mais tempo, confira o conteúdo deste post que preparamos especialmente para te ajudar nessa tarefa.

1 – Separe as roupas pretas das coloridas

Quem usa roupas pretas com frequência, geralmente consegue fazer uma comparação do aspecto visual dessas peças com outras de tonalidades mais claras. Isso se deve tanto pelo seu tempo de uso, mas, principalmente, por não separá-las de roupas coloridas na hora de lavar.

No entanto, ao fazer a separação, você deve levar outro ponto em aspecto: o tecido. Por isso, a nossa primeira dica de como lavar roupas pretas é, além de separar por cor, separe-as por textura.

Quando colocamos roupas de tecidos leves com calças jeans juntas na máquina de lavar, por exemplo, o toque entre as peças faz com que as roupas mais sensíveis se desgastem. Outro ponto importante a levar em consideração é deixar as roupas pretas do lado avesso para receber o mínimo possível de atrito.

Homem em pé utilizando camiseta preta, com as mãos no bolso da bermuda

2 – Como evitar que roupas pretas desbotem

Se você tem o costume de lavar t-shirts, calças e bermudas na máquina, é necessário, além de usar a dica anterior, ter cuidado na hora de deixá-las de molho. Como essas peças desbotam facilmente devido à quantidade de tinta aplicada no tecido, deixá-las por muito tempo na água pode retirar a tonalidade original.

Então, se a sua máquina tem como uma das funções a lavagem de peças escuras, opte por ela; já se você não possui, lave as roupas pretas com duração menor da que você está acostumado a lavar as peças coloridas ou com tecidos mais grossos.

Caso você lave suas roupas no tanque, pode aproveitar as mesmas dicas, mas tendo o cuidado de manusear as peças com delicadeza, pois esfregar agressivamente pode prejudicar as fibras do tecido. Se, mesmo assim, suas peças mancharem, use um tira-manchas específico de acordo com a sua necessidade.

Camiseta preta

3 – A quantidade certa de produto para lavar roupas pretas

Quem lava roupas pretas com frequência já pode ter notado algumas manchas esbranquiçadas na região das axilas, tendo em vista que o acúmulo de substâncias no tecido, principalmente do desodorante, causa manchas – continue a leitura, pois no próximo tópico você verá dicas incríveis de como tirar manchas de desodorante.

Ao usar quantidades excessivas de sabão e amaciante nas roupas, além de causar manchas, os produtos podem impregnar nas peças e, assim, tirar toda a maciez e leveza garantida no momento da sua produção.

Por isso, evite usar sabão em pó, ou em caso de lavar as peças na mão, evite usar sabão em pedra. Você pode substituir esses dois produtos por detergente líquido, pois dissolve de maneira uniforme nas peças.

Homem de camiseta preta fazendo pose com os braços para trás

4 – Como tirar mancha de desodorante das roupas pretas

Nada melhor do que ter total liberdade para se movimentar sem receio de que as axilias da roupa estejam esbranquiçadas, não é mesmo? Por isso, aqui vão algumas dicas para evitar e até mesmo tirar manchas de desodorantes.

Ao escolher o antitranspirante/desodorante, opte por produtos que contêm em sua embalagem a informação “tira-manchas” ou que sejam apropriadas especialmente para esse roupas escuras.

Na hora de usar o produto, garanta que o desodorante seja aplicado uniformemente e na quantia necessária. Usá-lo de forma excessiva não é garantia de que você estará mais protegido. E tem mais: antes de colocar a roupa, deixe o desodorante secar completamente. O produto ainda em sua fase líquida pode impregnar diretamente na peça e gerar uma crosta endurecida.

Porém, se mesmo fazendo tudo isso as suas roupas pretas continuam manchadas, use uma dica caseira com detergente: antes de lavar a peça, aplique-o nas manchas, esfregue e, depois disso, continue com a lavagem. Além disso, também é válido usar tira-manchas específicos.

Homem de camiseta preta olhando para baixo

5 – Como secar roupas pretas corretamente

Assim como na hora de lavar, ao colocar as roupas pretas para secar, deixe-as ao avesso para evitar manchas do próprio varal e dos pregadores. A melhor maneira de secar as roupas pretas é colocá-las sob a sombra.

Além disso, o Sol degrada as fibras das peças, fazendo com que elas fiquem com aspecto rígido e envelhecido. Se você tem, na sua casa, um espaço com boa ventilação, opte por colocar suas roupas nesse local para garantir que a peça fique nova por mais tempo.

Já na hora de passar, mantenha as peças ainda do lado contrário, pois o ferro de passar pode causar um aspecto brilhante na roupa, principalmente em camisetas básicas na cor preta.

Homem virado de lado utilizando camiseta regata preta

Então, você curtiu as dicas de como lavar roupa preta corretamente e ainda de como se livrar das manchas de desodorante? Aproveite para compartilhar este conteúdo com seus amigos nas redes sociais para ajudá-los nesta missão!

Se você ainda tem alguma dúvida sobre o assunto, deixe um comentário aqui embaixo, nós vamos adorar respondê-lo(a). Até o próximo post!

Anterior

Estilo básico masculino: fique bem vestido com peças simples!

Roupa para entrevista de emprego: dicas para homem moderno

Próximo

Deixe um comentário