Me responde uma pergunta: você se identifica com aqueles estilosos de moda mais artesanais em que toda a composição transmite muita alegria, liberdade e diversão? Se a sua resposta foi sim, então o estilo boho é perfeito para você!
Os looks boho e boho chic possuem peças distintas que podem ser usadas em qualquer ocasião, desde festas na praia até looks para o dia a dia — isso que chamamos de versatilidade, não é?
Se você se interessou em aderir a esse style super autoral, então este post é para você. Hoje, iremos te contar tudo sobre o tema e mais 5 passos simples para criar looks boêmios fashionistas, confira!
O que é o estilo boho?
Você já deve saber que a moda está muito associada à história da humanidade, certo? Com o estilo boho não foi diferente! A tendência nasceu em meados dos anos 70 na Europa usando o movimento hippie como base para criação de peças coloridas e alegres.
O nome boho não foi dado à toa: esse termo vem da palavra inglesa bohemian, que significa boêmio em tradução para o português. Mas, não é só isso, houve muita influência de outras culturas, são elas:
- Rock;
- Gipsy;
- Folk;
- Country.
Justamente por toda essa bagagem histórica, é possível encontrar as roupas boho em versões atemporais únicas. As características ímpares do estilo demonstram a união de todas essas referências em um único look.
Quais são as características do estilo boho?
Com tantos estilos na moda, alguns podem ser confundidos, mas não o boho. Essa tendência é fácil de ser identificada, sabe por quê? As características que compõem as peças do estilo boêmio são únicas. O melhor é que você pode mesclá-lo com outros estilos universais, como o vintage e o romântico.
Agora, vamos contar quais são as principais características das peças boêmias na moda, olha só:
Tecidos em diferentes texturas
Os looks devem brincar com várias texturas, os tecidos favoritos são as peças em jeans, malha, tricot, lã, renda e couro. Essas peças possuem um estilo bem definido, pois são estilosas, duráveis e versáteis. O melhor é que, com elas, é possível brincar com as estampas e cores no look, algo bem típico do estilo boêmio.
Outro fator importante é que esses tipos de tecido permitem criar composições estilosas em qualquer estação, já que alguns tecidos são mais leves e outros mais pesados. Sendo assim, são ideais para intercalar entre os dias de temperaturas mais altas, baixas ou amenas.
Modelagens fluidas
O boho não pede nada colado, mas, sim, peças que permitam a liberdade de movimentos para você se sentir mais confortável quando vesti-las. As modelagens são mais soltas ao corpo, possuindo caimentos leves. Essa característica pode ser vista nas peças mais presentes no estilo: calças, vestidos, camisas, kimonos e saias.
Elementos de outros estilos
O estilo boêmio possui referências de outras culturas, por isso, na hora de montar o look, é importante considerar esse detalhe para tornar a combinação perfeita. Agregar acessórios naturais, como pedras, é uma ótima alternativa para se manter fiel à tendência.
Cores vibrantes
As cores são o que dão mais destaque às peças de moda boho, afinal, elas são bem características. Nesse estilo, os tons vibrantes fazem sucesso, isso permite a criação de infinitos looks marcantes. Saiba quais são as combinações mais populares:
- Marrom;
- Vermelho;
- Amarelo Ouro;
- Azul;
- Verde;
- Off white;
- Grafite;
- Cobre;
- Marsala;
- Preto;
- Laranja.
Qual a diferença entre boho e boho chic?
Na hora de se vestir seguindo a tendência hippie dos anos 70, é preciso tomar cuidado para não confundir boho chic com boho. As diferenças são sutis, mas significativas. A principal mudança está na paleta de cores usada entre os estilos:
- Looks Boho: usa paletas mais vibrantes para as composições;
- Combinações Boho chic: inclui cores terrosas nos looks;
Essa mudança ocorre devido às referências que cada estilo segue. O boho segue características mais associadas ao estilo de vida boêmio. Enquanto o boho chic possui vertentes interligadas ao movimento country estadunidense.
Se você gosta de looks com cores, com certeza, vai se identificar com o estilo que une clássico, esportivo e casual: aproveite para descobrir o que é e como aderir ao athleisure!
5 passos para adotar o estilo em roupas para todas as ocasiões
Até aqui, você já deve estar encantada com os looks desses estilos, afinal, são composições únicas que seguem a direção de roupas estilosas e confortáveis. Então chegou a hora de pensarmos em como agregar essa tendência incrível no seu dia a dia. Vamos lá?
1. Aposte em peças estampadas
As estampas são excelentes opções para criar composições boêmias. Explore cores vibrantes em peças, como:
- Vestidos;
- Camisas;
- Casacos;
- Blusas;
- Calças;
- Saias;
- Cardigans.
Você pode optar por mesclar as estampas ou incluir peças neutras para criar looks harmônicos, aposte em blusas, regatas e camisas para isso.
2. Combine diferentes tecidos
Trabalhe em looks com duas ou três peças que contenham diferentes tecidos. Explore a malha, algodão e renda em composições de verão. Já no inverno, opte pela lã, tricot e couro. Se você optar por seguir o estilo hippie boho chic, pode agregar franjas em suas composições!
Outra combinação boêmia incrível é a mistura de renda e malha em composições que somam regata + saia. Essa harmonia é a essência do boho, sendo possível incluir peças lisas ou estampas.
3. Abuse das composições em jeans
O estilo bohemian explora muito bem as combinações de tecidos, mas isso não significa que você não use o mesmo tecido nos looks. É possível criar composições all jeans prezando por peças estonadas que façam referências à tendência.
As peças jeans podem ser incluídas através de calças, camisas e casacos. O maior benefício de incluir um jeans é o fato dessa roupa ser extremamente versátil, o que permite incluí-la em qualquer composição — uma peça curinga nos looks estampados!
4. Explore as cores e tonalidades
A paleta de cores que você irá seguir deve considerar o estilo boho ou boho chic. A essência da tendência boêmia preza pelo uso de cores vibrantes. Na hora de realizar a combinação, explore cores análogas ou complementares. Saiba o que isso significa:
- Cores análogas: realiza a combinação com tonalidades parecidas. Exemplo disso são os looks que exploram o laranja e o amarelo;
- Cores complementares: realiza composição de cores diferentes que contrastam entre si. A harmonia de peças em verde e vermelho são exemplos da complementação de tonalidades.
5. Inclua acessórios nos looks
Os acessórios são capazes de elevar qualquer look, não é? Por isso, no momento de compor o seu look boho, aposte em colares, pulseiras, bolsas, lenços e tornozeleiras femininas. Aliás, aqui vai uma dica: os colares de pedras naturais são excelentes para compor looks boho.
O melhor dos acessórios é a versatilidade, afinal, você pode usar a mesma roupa com diferentes acessórios, dessa forma, transformar um look básico de trabalho em uma composição para ir à festa, por exemplo.
E aí, está pronta para compor os seus looks no estilo boho? Como você notou, essa tendência é muito versátil e atemporal, sendo ótima opção para mulheres que amam estilo unido à autenticidade que a moda proporciona. Continue lendo o blog da TACO para conferir mais dicas incríveis para se vestir bem

A TACO é sua referência n.º1 em moda básica e descomplicada. Desde 1985, nossa missão é democratizar a forma de se vestir com uma visão especialista em jeans e em peças que se encaixam em cada momento da rotina. Por meio do blog, trazemos sempre as melhores dicas de looks masculinos e femininos, tendências e inovações para se destacar. Aqui, te mostramos que a moda é feita para todo mundo, todo dia!
Amei. Obrigada.
Qualquer idade pode usar este estilo?