Conheça as 5 melhores combinações de cores de roupas masculinas

| |

Já reparou em como, na moda, pouco se fala sobre as combinações de cores nas roupas masculinas? É bem comum que homens vistam sempre visuais clássicos em preto e branco, não necessariamente por serem mais práticos, mas por não se permitirem explorar muito as tonalidades na hora de se vestir.

Mas seja qual for o estilo universal com que mais se identificam, ousar com os diferentes tons que existem por aí é uma tarefa super possível — basta apenas contar com as informações certas. É por isso que nós, do blog da TACO, trouxemos dicas de como combinar cores nas produções, com 5 sugestões harmônicas que vão colorir seu guarda-roupa. Continue a leitura para saber mais!

Como combinar cores de roupas masculinas?

A melhor forma de combinar cores em roupas masculinas é utilizando o círculo cromático, que contém as 12 cores-base de qualquer tonalidade existente. São elas:

  • Primárias: azul, vermelho e amarelo;
  • Secundárias: verde, laranja e roxo;
  • Terciárias: azul-esverdeado, azul-arroxeado, vermelho-alaranjado, vermelho-arroxeado, amarelo-alaranjado e amarelo-esverdeado.

Esses tons são divididos entre frios e quentes, cada um com suas variações de saturação que possibilitam infinitas combinações, como as monocromáticas, análogas, complementares e em tríade.

Além das cores do círculo, ainda existem as tonalidades neutras, ou acromáticas, que todos nós já conhecemos: branco, preto e cinza. Normalmente usadas pelos adeptos do estilo básico masculino, elas também são excelentes bases para quem quer se aventurar nas produções mais coloridas, mas não sabe por onde começar.

Uma vez que você se habitua à adição de tons diferenciados no estilo, é possível reduzir a presença acromática da equação e se permitir ousar cada vez mais nos looks — interessante, não é?

Quais as melhores combinações de cores em roupas masculinas?

Ao combinar cores em roupas masculinas, o ideal é testar as harmonias propostas pelo círculo cromático unidas ao que você já sabe que funciona para o seu estilo. Para te ajudar nessa tarefa, separamos 5 dicas práticas e possíveis, olhe só:

1. Combinações de roupas com cores acromáticas

As cores acromáticas (preto, cinza e branco) são verdadeiros clássicos que nunca saem de moda, seja qual for a estação ou tendência que as permeiam. Por esse motivo, elas são perfeitas para você explorar as combinações de roupas, seja pela semelhança ou pelo contraste, mesmo que com apenas duas tonalidades no início, como:

  • Cinza com azul;
  • Branco com creme;
  • Preto e cinza.

Um bom exemplo de como essa harmonia dá super certo é a união da camisa masculina em branco + calça preta ou azul-marinho + tênis também em preto, ou azul-marinho. Esse look prático fica incrível para trabalhar, ir ao happy hour com os amigos ou até mesmo para eventos especiais, como casamentos.

modelo com combinação de calça jeans e camisa clara

2. Combinações de cores de roupas monocromáticas

Se você está pronto para mergulhar um pouco mais afundo no círculo cromático, os looks monocromáticos são uma excelente proposta de combinação de cores nas roupas masculinas. Apesar de minimalistas, essas produções trazem imponência e elegância naturais a qualquer visual, sem que você tenha que gastar muito tempo se arrumando.

Ah, e lembra que comentamos que o círculo conta com todas as saturações de cada cor? Pois essa é a chance de explorar intensidades diferenciadas, como indo do verde-claro ao escuro. Basta unir uma T-shirt masculina verde-pastel + calça verde-militar + calçado em verde-oliva, por exemplo — uma harmonia possível que, de quebra, cria um efeito degradê super despojado.

modelo com combinação de roupas e cores

3. Combinações de cores de roupas análogas

As tonalidades análogas são aquelas vizinhas umas às outras no círculo cromático, divididas entre tons quentes e frios. Essas combinações de cores em roupas masculinas ousam levemente no contraste e reduzem a dependência de itens acromáticos no visual.

Que tal, por exemplo, apostar na união de uma calça de tecido azul-marinho + T-shirt em vinho? Ou ainda trocar para tons que transmitem calor, como laranja + vermelho bordô? Além de se manter fiel à proposta, você se veste com um toque a mais de diversão sem deixar de lado o estilo atemporal.

modelo com combinação de calça jeans preta e camisa vermelha

4. Combinações de cores de roupas complementares

Aos que querem mergulhar de cabeça nas produções diferenciadas, as combinações de cores complementares em roupas masculinas são a escolha certeira. A ideia aqui é escolher peças de tons opostos uns aos outros no círculo, unindo frio com quente em perfeito equilíbrio.

Nossa sugestão aqui é apostar em uma bermuda despojada em azul-marinho + camisa ou regata laranja para garantir um look de verão visualmente alegre e cheio de ousadia, assim como a estação. Nos pés, você pode manter a neutralidade com calçados acromáticos, seja em preto ou branco, por exemplo.

modelo com combinção de shorts jeans e regata rosa

5. Combinações de cores de roupas tríades

Nossa última dica de combinação de cores em roupas para homens é criativa e cheia de despojo: estamos falando da harmonia tríade, que consiste em unir três tonalidades equidistantes no círculo — na dúvida, desenhe um triângulo de partes iguais sobre a ferramenta para encontrá-las.

Essa proposta é excelente para produções com terceiras peças, como jaquetas e casacos. Que tal, por exemplo, apostar em uma calça verde-militar + T-shirt azul-marinho + vermelho bordô? A escolha pelo baixo brilho em cada tonalidade ajuda a reduzir o choque visual e combina super com o ar mais sóbrio das estações frias.

modelo com combinação de calça jeans verde e jaqueta vermelha

E aí, gostou das nossas dicas? Agora é só abraçar a ousadia nas suas combinações de cores e desfrutar de produções cada vez mais criativas e harmônicas que, com certeza, vão te garantir muitos elogios.

Ah, quer dicas extras para criar seus visuais coloridos? Então saiba como usar a tendência color block, que cria blocos de tons em perfeito equilíbrio, no conteúdo completo que preparamos aqui no blog da TACO!

Anterior

O que dar de presente para mãe? 6 ideias para apostar!

Tipos de camisas masculinas: qual é a melhor para você?

Próximo

1 comentário em “Conheça as 5 melhores combinações de cores de roupas masculinas”

Deixe um comentário