Moda geração z: conheça as tendências entre os jovens!

| | ,

7 Minutos de Leitura

A discussão das diferenças, tendências, gostos e cultura da geração Z em comparação com as outras gerações dá sempre o que falar, especialmente quando o assunto é moda. São tantas novidades que os jovens estão trazendo que se torna comum ficarmos perdidos entre o que já virou “cringe” e qual é a “trend” do momento.

No conteúdo de hoje, você irá entender o que é a geração Z, quais são as tendências de moda e quais são os valores que eles esperam das marcas. Confira!

O que é a geração Z?

A geração Z é formada pelos jovens que nasceram a partir dos anos 1995 até 2010. Antes dela temos a geração Y —também conhecida como “Millennials” — e, após ela, temos a geração Alpha, que enquadra os nascidos a partir de 2010.

Os jovens da geração Z são o maior público ativo da internet, e direciona hábitos de consumo em massa, tendências de moda e acessórios, sempre prezando pela diversidade e exclusividade de peças, cores e estampas.

Qual é a moda da geração Z?

A moda da geração Z é muito marcada por um mix de cores, peças confortáveis e modelagens unissex — tudo isso com muita personalidade, já que o jovem dessa geração não gosta de usar a mesma roupa que todo mundo, e nem mesmo ter peças que não representem o seu estilo. Por isso, é comum vermos misturas de diferentes estampas, roupas personalizadas e acessórios artesanais.

Uma grande fonte de inspiração da moda para a geração Z são as e-girls e e-boys, influencers que possuem um visual que lembra os “emos” dos anos 2000, sempre chamando a atenção com acessórios e maquiagens escuras e cabelos coloridos.

Quais são os estilos da geração Z?

Diversidade, simplicidade e exclusividade são algumas das características que fazem parte do estilo da Geração Z. Mix de cores, modelagens de roupas oversized e uma ampla mistura de estampas e acessórios fazem parte do visual da geração Z. Vamos conhecer mais algumas tendências presentes nos estilos dessa geração:

1. Moda Athleisure

A geração Z é um público facilmente influenciado pelas tendências da moda e cuidados pessoais. Por serem pessoas muito ativas nas redes sociais, é comum que priorizem alguns hábitos de cuidados com a dieta e bem-estar, e isso acaba refletindo na moda com a tendência do Athleisure: combinações de roupas esportivas com peças casuais.

Nesse estilo é comum vermos short biker ou bermuda de academia em um look com tênis casual ou até mesmo sandália. Combinação de tops com sobreposições de casacos casuais também pode surgir, além das famosas pochetes que vêm ganhando força pelo estilo.

O athleisure se baseia em levar a moda da academia para outros lugares, tendo o conforto como prioridade sempre e a tornando menos fitness e mais casual.

2. Modelagens Oversized

Reforçando a ideia de conforto em primeiro lugar, temos as modelagens oversized compondo diferentes tipos de looks, trazendo a ideia do comfy com uma estética mais streetwear.

modelo com vestido verde sorrindo

O oversized se concentra muito na presença de roupas em tamanhos maiores sem deixar o corpo sem silhueta, então é comum ter apenas uma peça com modelagem over no look. Jaquetas e calças de modelagens e moletons maiores são muito presentes nessa tendência.

3. Tênis em todos os looks

A geração Z deu um verdadeiro adeus aos saltos altos e mostrou ser possível ficar muito elegante sem ter que abrir mão do conforto. Nessa mudança de olhar da moda, os tênis chegaram para compor todos os tipos de looks mesmo em produções que pedem um visual mais sofisticado.

modelo sentado a beira mar sorrindo

Os tênis de modelo Jordan ganharam muita força, e sua ampla variedade de cores o tornou um fenômeno para a geração Z. Os tênis de lona também voltaram para atender quem deseja ter um visual mais low profile e discreto.

4. Calças jeans de modelagens largas

Mais uma opção que deixa o look muito confortável e com uma pegada mais streetwear são as calças de modelagens wide leg. As calças largas foram uma tendência muito forte nos anos 90 e agora ressurgem com uma nova roupagem, de cintura alta e mais confortável.

modelo de calça jeans sentada em um pedra

Encontramos as wide leg não apenas em versões de calças jeans, mas em outros tecidos mais respiráveis e fluidos, que proporcionam maior conforto ao usar.

5. Acessórios coloridos

Não podemos falar de estilo sem deixar os acessórios de lado, concorda?! A geração Z não sai de casa sem acessórios e aqui temos uma forte presença de peças artesanais, miçangas e uma grande mistura de cores. Alguns modelos de acessórios podem parecer até infantis, mas a intenção aqui é sempre obter um visual exclusivo, priorizando a criatividade na escolha e combinação de diferentes modelos.

cinto taco verde musgo

Brincos, colares e pulseiras coloridas sempre estão acompanhando looks mais básicos e contrastando nas cores em relação à roupa. Na escolha dos acessórios o conforto também está em voga, nunca selecionando itens pesados ou que apertem o pescoço ou braço.

Leia também: Acessórios para dar o toque final no seu estilo!

7. Retorno da moda Y2K

A geração Z trouxe de volta muitas tendências dos anos 2000 readaptando acessórios e roupas para as tendências atuais, provando que a moda é atemporal. Confira algumas das coisas que retornaram para as roupas da geração Z:

  • Roupas com tecidos transparentes;
  • Acessórios coloridos;
  • Calças, shorts e saias de cintura baixa;
  • Conjuntos de plush;
  • Bolsa baguete;
  • Tênis Jordan.

Nos anos 2000 as grandes personalidades da moda que influenciavam os estilos de jovens eram Britney Spears, Avril Lavigne e Beyoncé. Atualmente não são necessariamente artistas que influenciam a volta da moda Y2K (anos 2000), mas sim influencers de redes sociais como o Tik Tok e Instagram.

O que a geração Z quer na moda?

Com rápidas mudanças nas tendências, é difícil as marcas conseguirem acompanhar todas as novidades que a Geração Z busca na moda, mas tem alguns hábitos de consumo que estão ganhando mais força e mostrando que não é apenas uma tendência, mas uma mudança cultural para essa geração. Algumas das exigências da geração Z na moda são:

Sustentabilidade

As marcas que trabalham com tecidos sustentáveis, possuem baixo consumo de ativos naturais e possuem políticas de proteção ao meio ambiente acabam por ter destaque entre os jovens. Por serem muito influenciados pelas redes sociais, é comum que eles mesmos divulguem as marcas sustentáveis.

Praticidade

O glamour deve vir sempre acompanhado de praticidade e bem-estar no momento de se vestir. A ideia do “menos é mais” é muito presente na moda da geração Z, então a praticidade deve estar em todos os looks, até mesmo naqueles mais sociais.

Responsabilidade social

A geração Z preza por representatividade, equidade de gêneros e inclusão social. O perfil do consumidor da geração Z busca conhecer o que ele consome, quais são as prioridades das marcas, o que elas dizem e o que elas fazem para tornar o mundo um lugar mais justo, portanto, produtos inclusivos, eco e pet-friendly são muito comuns.

Por mudar seus gostos, hábitos e tendências rapidamente, a geração Z é marcada pela sua velocidade em todos os campos. Nesse cenário, é comum vermos novidades chegando semanalmente, mas sempre tem algumas coisas que se mantêm no plano de fundo dessa geração, como os valores mostrados anteriormente.

Você gostou de conhecer sobre a geração Z? Esperamos que nosso conteúdo tenha tirado todas as suas curiosidades sobre as maiores tendências entre os estilos de jovens!

E que tal conhecer mais um conteúdo sobre moda? Confira nosso post onde trazemos dicas sobre como usar calça jeans rasgada e saiba como adicionar essa tendência em seus looks!

Até a próxima!

5/5 - Total de Avaliações: 1
Anterior

Conheça o Carnaval do Rio de Janeiro com a TACO

Como se vestir para uma entrevista de emprego? Confira!

Próximo

1 comentário em “Moda geração z: conheça as tendências entre os jovens!”

Deixe um comentário